Rio: 50% começam ano com dívidas, aponta Fecomércio

Portal Terra

TERRA - Metade dos moradores da região metropolitana do Rio de Janeiro afirmaram entrar em 2009 com algum tipo de dívida, segundo pesquisa divulgada pela Fecomércio-RJ nesta quarta-feira. No início de 2008, a mesma pesquisa apontou 55,35% de pessoas com dívidas e neste ano a porcentagem recuou para 50,12%.

Para o coordenador do núcleo econômico da entidade, João Carlos Gomes, a redução se deve a uma maior conscientização financeira da população.

- Com o agravamento dos efeitos da crise, essa variação poderia ter sido pior se não fosse o aprendizado proporcionado ao consumidor pelos anos de estabilidade monetária - afirmou.

De acordo com o levantamento, 42,28% afirmaram ainda terem pendências com relação a gastos do ano passado e 11,52% disseram ter contraído as despesas durante as festas de fim de ano.

O cenário traçado pelo levantamento da Fecomércio é otimista com relação à expectativa de crescimento do mercado interno. A porcentagem de pessoas que têm algum plano de consumo passou de 55,96% no último ano, para 59,93% em 2009.