Aneel outorga concessão de linhas transmissão

SÃO PAULO, 14 de janeiro de 2009 - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) outorgou a concessão de duas linhas de transmissão e seis subestações leiloadas em outubro de 2008. As concessões visam a exploração do serviço público de transmissão de energia elétrica, mediante construção, operação, manutenção e demais instalações necessárias aos empreendimentos.

O direito de explorar a Linha de Transmissão Ribeiro Gonçalves - Balsas (em 230kV), além das subestações Balsas, no Piauí, e Ribeiro Gonçalves e Miranda II, no Maranhão. Foi concedido à empresa Eletronorte.

Em Minas Gerais, foi outorgada à empresa Furnas Centrais Elétricas a concessão de explorar a Linha de Transmissão Bom Despacho 3 - Ouro Preto 2 em 500 kV.

Já a Eletrosul Centrais Elétricas vai implantar a subestação de Missões, em 230/69 kV, no Rio Grande do Sul. As Subestações Suape II (500 kV) e Suape III (230 kV), em Pernambuco, foram concedidas à Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).

Em um prazo de trinta dias, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) convocará essas empresas para assinarem os contratos da concessão, que passarão a vigorar por trinta anos.

(Redação - InvestNews)