Sul-coreana Ssangyong Motor paralisa produção

SÃO PAULO, 13 de janeiro de 2009 - A Ssangyong Motor, unidade sul-coreana da Shaghai Automotive Industry (Saic), divulgou hoje que paralisou sua produção indefinidamente por falta de peças. Ontem, os credores da montadoram afirmaram que estão criando um pacote de resgate para a fabricante de veículos, segundo informou a agência de notícias Yonhap.

A companhia, quinta maior fabricante de carros da Coréia do Sul, está a beira da falência. O Banco de Desenvolvimento da Coréia do Sul (KDB), maior credor da Ssangyong Motor, já afirmou que poderá oferecer um pacote de apoio financeiro para a montadora.

Na última sexta-feira, a Ssangyong Motor informou que requereu moratória a um tribunal de Seul, por conta dos efeitos negativos da crise econômica mundial sobre suas atividades. O pedido foi feito após sua matriz e credores não conseguirem concretizar um plano de resgate para a unidade, que reportou prejuízo por quatro timestres consecutivos devido ao fracasso nas vendas de veículos.

Na ocasião, a Ssangyong explicou que a medida foi tomada com o objetivo de sanar os problemas de liquidez gerados pela queda das vendas. A empresa também informou que tentará reduzir custos através de aposentadorias voluntárias e cortes de salário durante dois anos, entre outras medidas.

O governo da Coréia do Sul já anunciou que buscará caminhos para proteger os fornecedores da Ssangyong Motor com o objetivo de preservar postos de trabalho no país asiático.

(Redação - InvestNews)