Empréstimos bancários do Japão têm maior avanço desde 1992

SÃO PAULO, 13 de janeiro de 2009 - A média diária de empréstimos bancários no Japão avançou 4,1% em dezembro de 2008, em relação ao mesmo período do ano anterior, para 407,18 trilhões de ienes, segundo dados do Banco do Japão (BoJ, central), divulgados hoje pela agência de notícias Kyodo. Em novembro, a média diária de empréstimos bancários havia aumentado 3,6%.

O resultado, que exclui os empréstimos concedidos por associações de crédito, representa o maior ritmo de crescimento no indicador observado desde fevereiro de 1992, quando o avanço nos empréstimos bancários também atingiu a marca de 4,1%.

O desempenho positivo de dezembro foi atribuído ao aumento dos empréstimos tomados por companhias nipônicas de grande porte junto às instituições financeiras, que passam por um período de incertezas por conta dos efeitos negativos da crise econômica mundial sobre suas atividades.

Considerando ajustes por fatores especiais, o balanço de concessão de créditos cresceu 4,6% no período, alcançando o maior ritmo desde outubro de 1998, quando o BoJ iniciou a divulgação da estimativa.

(Redação - InvestNews)