Bahia tem maior safra de grãos da história

SÃO PAULO, 13 de janeiro de 2009 - A produção agrícola baiana registrou a maior safra de todos os tempos, com a marca de 6,3 milhões de toneladas de grãos em uma área superior a 2,7 mil hectares. Dados divulgados no relatório da Secretaria da Agricultura (Seagri) apontam para um faturamento de R$ 17,9 bilhões, que representa um crescimento real de 21,9% em relação a 2007. Na pauta de exportações do estado, o agronegócio continua se destacando e mantendo significativa participação.

A soja foi a cultura que mais contribuiu na composição do volume de grãos produzidos no estado, com uma colheita de 2,7 milhões de toneladas, seguida do milho, com 1,88 milhão de toneladas colhidas, e do algodão, com uma produção de 1,16 milhão de toneladas. A cotonicultura baiana mantém com tranquilidade o segundo lugar no ranking nacional, com destaque ainda para as culturas da mamona e do sorgo.

Já a fruticultura baiana é responsável por uma movimentação financeira de US$ 124 milhões/ano. Os principais destinos das frutas e suas preparações são Países Baixos, EUA, Reino Unido e Portugal. O segmento é composto de pólos agroindustriais especializados na produção de polpas, sucos, concentrados e doces.

A produção das principais frutas do estado chegou à marca, em 2008, de 6,6 milhões de toneladas - 39% superior à produção de 2007. A área colhida também apresentou crescimento. Foram mais de 340 mil hectares, sendo 109 mil irrigados.

O estado também se posicionou de forma destacada na pecuária, despontando como líder na criação de bovinos no Nordeste. O plantel de caprinos e ovinos, com 4,7 milhões de cabeças e 3,6 milhões de cabeças, respectivamente, coloca a Bahia em primeiro e segundo lugares no ranking nacional.

Destaca-se também a avicultura baiana, que ficou em primeiro lugar na produção de frango de corte no Nordeste e sétimo lugar a nível nacional, contribuindo com aproximadamente 28% da produção regional.

(Redação - InvestNews)