Bovespa abre último pregão do ano em alta

Portal Terra

SÃO PAULO - A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu os negócios em alta nesta terça-feira, no último pregão de 2008 - ano conturbado pela crise financeira mundial. Às 11h09 (de Brasília), o Ibovespa registrava valorização de 1,14%, aos 37.487 pontos. O índice começou o ano no patamar de 63 mil pontos e acumula perdas de aproximadamente 42% em 2008.

Na véspera do Ano-Novo, a bolsa paulista pode ser impulsionada pela repercussão positiva da ajuda de US$ 6 bilhões do governo dos Estados Unidos à GMAC - financeira da fabricante de carros General Motors.

A iniciativa americana já impacta positivamente as bolsas européias, que operam em alta pelo segundo dia consecutivo. O FTSEurofirst 300 das principais ações européias registrava alta de 1% no mesmo horário. Na Ásia, as bolsas encerraram a última sessão do ano em território positivo.

Mesmo com o volume de negócios reduzido pelas festas e férias de fim de ano, os poucos investidores na ativa devem acompanhar atentamente outras notícias vindas dos EUA. Por lá, serão divulgados dados sobre a confiança do consumidor e também informações sobre preços de imóveis no hemisfério norte.

No mercado interno, o Banco Central divulgou o superávit primário do setor público consolidado, que atingiu R$ 134,8 bilhões nos primeiros onze meses do ano, representando 5,08% do Produto Interno Bruto (PIB) do País.