Investidor busca alternativa à bolsa em SP

SÃO PAULO, 29 de dezembro de 2008 - A instabilidade do mercado de capitais já está atraindo grandes investidores ao mercado imobiliário em São Paulo. A Lello, empresa líder em administração de imóveis no Estado, registrou aumento de 40% no número de consultas feitas por pessoas desejando comprar imóveis e disponibilizá-los no mercado de locação. "Historicamente o imóvel representa, no Brasil, alternativa segura para investidores. Nos últimos anos, entretanto, houve intensa migração de investimentos para o mercado de capitais, que está passando por um momento de muita volatilidade. Alguns grandes investidores já passaram a buscar alternativas menos arriscadas", afirma a gerente de Locação e Vendas da Lello, Roseli Hernandes.

A maioria dos investidores busca unidades com valores entre R$ 1 milhão e R$ 5 milhões, especialmente casas e galpões para locação comercial. Segundo Roseli, além de ter rentabilidade mensal com o recebimento do aluguel, os investidores estão apostando na valorização do patrimônio no médio e longo prazos. Hoje o rendimento de um imóvel alugado gira em torno de 0,7% de seu valor de venda, superior à caderneta de poupança e alguns fundos de renda fixa.

No entanto, ela alerta que para ter retorno competitivo no mercado imobiliário é preciso, antes de tudo, comprar bem, observando a vocação de cada região e do imóvel desejado, potencial de rentabilidade e condições de conservação da unidade, dentre outros quesitos. "Uma opção interessante é adquirir imóveis já alugados, evitando o risco de ter que arcar com despesas como Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), condomínio e conta de água enquanto a nova locação não for fechada", diz Roseli.

(VS - InvestNews)