Economia tem "base boa" para enfrentar crise

SÃO PAULO, 29 de dezembro de 2008 - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que a economia brasileira tem 'base boa' para o enfrentamento dos efeitos da crise financeira internacional no país.

'A crise é ruim para todo mundo. Então, todo mundo vai sair mais enfraquecido, e não mais fortalecido', afirmou o ex-presidente, em entrevista à TV Brasil. Fernando Henrique acredita, no entanto, que o Brasil pode sair [da crise] com perspectiva de retomada do crescimento. 'Nós temos uma base boa', reforçou.

'Acho que 2009 vai ser um ano difícil, porque as importações vão ser mais caras e as exportações vão diminuir drasticamente. Tomara que seja possível evitar o desemprego. Acho que o crescimento da economia vai sofrer. É inevitável', disse.

O ex-presidente destacou, entretanto, que é necessário o governo reduzir os gastos. 'Em primeiro lugar, o governo tem que levar em consideração que a arrecadação vai cair. Portanto, ele não pode gastar sem parar. Segundo: deve-se concentrar mais em investimentos, porque só em consumo não vai funcionar.'

Além disso, Fernando Henrique entende que é preciso concentrar-se em investimentos para retomar o crescimento. 'E tem que segurar, sobretudo, os gastos que podem ser postergados. Gastos que comprometam o orçamento por muitos anos devem ser freados', afirmou.

As informações são da Agência Brasil.

(Redação - InvestNews)