Medvedev ameaça com sanções se Ucrânia não pagar pelo gás

Agência AFP

MOSCOU - O presidente russo Dimitri Medvedev ameaçou nesta quarta-feira a Ucrânia com sanções se Kiev não pagar sua dívida do gás para com a Rússia, segundo parte de uma entrevista televisiva difunduda por antecipado pelas agências de notícias russas.

- A Ucrânia deve pagar este dinheiro até o último rublo se nao quiser que sua economia enfrente sanções e reclamações da Federação russa- advertiu Medvedev.

Kiev tem de pagar 2 bilhões de dólares pelo gás russo comprado em 2008, caso contráriio seu contrato com a Rússia não será renovado e o fornecimento será a partir de 1o. de janeiro de 2009.

A disputa entre a Rússia e a Ucrânia pelas dívidas de gás de Kiev se encontra num nível crítico e Moscou cortará o fornecimento de gás ao país se não assinar um novo contrato para 2009, indicou nesta quarta-feira a Gazprom, gigante russo do gás.

- Se não for assinado um contrato para 2009, então não se entregará gás sem contrato- afirmou Sergei Kupriyanov, porta-voz da Gazprom.

- A situação não é simples. Inclusive, é crítica- alertou.

- Forneceremos o volume total de gás destinado ao trânsito e cumprimremos com todas as nossas obrigações com os consumidores europeus- assegurou.