Lula assina MP que cria recursos para o Fundo Soberano

Portal Terra

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira a Medida Provisória (MP) que destina recursos para a criação do Fundo Soberano. A assessoria de imprensa do Palácio do Planalto não soube informar o total de recursos, mas acredita-se que seja em torno de R$ 15 bilhões. O presidente também sancionou a lei da criação do Fundo Soberano, após a medida ter sido aprovada pelo Congresso Nacional.

O Fundo Soberano é uma espécie de poupança que o governo pretende utilizar para financiar investimentos de empresas no Brasil e no exterior.

O presidente teve que assinar uma MP destinando recursos para o Fundo porque o Congreso apenas apovou a sua criação, sem votar a destinação de verbas necessárias para que ele exista. Tanto a MP quanto a lei sancionada serão publicadas no Diário Oficial da União na próxima sexta-feira. Na medida assinada pelo presidente estão relacionadas as fontes de onde virá a verba para o Fundo. Uma delas são os títulos do tesouro.

Lula passou a manhã no Palácio do Planato, onde cuidou de agenda interna e recebeu a visita do presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini. Logo após, o presidente seguiu para a Granja do Torto, onde passará o Natal com a família.