Fábrica da Klabin conquista prêmio no Paraná

SÃO PAULO, 24 de dezembro de 2008 - A Klabin, maior produtora, exportadora e recicladora de papéis do Brasil, informou que sua fábrica de papéis da Unidade Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR) - que em setembro inaugurou a mais moderna máquina de papelcartão para embalagens do mundo, com investimentos de R$ 2,2 bilhões - se torna modelo em sistema de melhoria contínua, segundo o padrão japonês de excelência industrial.

Em 22 de dezembro, a fábrica recebeu dois auditores japoneses que concederam o Prêmio Total Productive Management (TPM), certificação emitida pelo Japan Institute of Plant Maintenance (JIPM), órgão público ligado ao Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão. Com a certificação, a Klabin se torna a primeira empresa brasileira do setor de papel e celulose a alcançar o primeiro degrau desse prêmio.

A certificação reconhece melhorias contínuas por meio de diversos indicadores industriais como produtividade, redução de perdas em processos, diminuição das falhas em equipamentos e estabilidade da qualidade do produto. Cada indicador é verificado pelos auditores japoneses.

A implantação da metodologia do JIPM teve início há seis anos, de forma piloto, na fábrica da Klabin no Paraná. Por meio da implantação do Programa Klabin Superar - hoje já estendido a outras unidades da empresa - foram formados mais de 400 times de melhorias, compostos por trabalhadores e gestores de praticamente todas as áreas da fábrica. Os resultados nesse período foram expressivos.

De 2004 a 2008, a redução de perdas no processo produtivo chegou a cerca de R$ 190 milhões. A produtividade anual, medida em toneladas de papel/homem, cresceu 8%. A redução de falhas na Máquina de Papel número 7 (máquina-piloto) foi de 28%. Em média, cada um dos cerca de 1,4 mil trabalhadores diretos da fábrica passou por 42 horas de treinamento por ano.

A consolidação da cultura de melhoria contínua também trouxe melhorias das condições de segurança, dos indicadores ambientais, maior satisfação dos clientes, aumento do conhecimento e competências dos colaboradores, além de proporcionar ambientes de trabalho mais limpos e agradáveis.

"A conquista do prêmio é um demonstrativo de que nosso trabalho em busca da melhoria contínua está no rumo certo. Estamos felizes, comemorando, mas já pensando no próximo passo desta certificação em 2010", afirmou em comunicado Edson Shizuno, coordenador de Melhoria Contínua da Unidade Monte Alegre.

Reconhecida internacionalmente como fábrica ecológica, a Unidade Monte Alegre da Klabin, em Telêmaco Borba (PR) possui as mais importantes certificações e premiações relacionadas à qualidade, meio ambiente e sustentabilidade. As florestas e a cadeia de custódia de produção de papéis são totalmente certificadas pelo FSC (Forest Stewardship Council), o Conselho de Manejo Florestal. A fábrica possui os selos ISO 9001 (qualidade), ISO 14001 (meio ambiente) e OHSAS 18001 (segurança e saúde ocupacional). Tem também o ISO 22000 (sistema de gestão para segurança de alimentos) e já recebeu premiações como o Prêmio ECO, na categoria Gestão Empresarial para Sustentabilidade e o Prêmio Benchmarking Ambiental Brasileiro.

(Redação - InvestNews)