Alimentação adequada no verão evita surtos de doenças

SÃO PAULO, 24 de dezembro de 2008 - Com a chegada do verão e das festas de fim de ano, a rotina alimentar do brasileiro ganha novos sabores. Além dos tradicionais pratos de Natal e de Ano Novo, durante as férias escolares, viagens e carnaval aumenta o número de refeições que a população faz em ambulantes, vendedores de praia, lanchonetes e restaurantes.

Dados do Ministério da Saúde apontam que janeiro é o mês com maior número de surtos de doenças transmitidas por alimentos. Somente neste mês, entre 1999 e 2006, o Ministério registrou mais de 500 casos de surtos relacionados a essas doenças. Preocupada em assegurar a saúde da população nessa época do ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) elaborou um hotsite com dicas e cuidados necessários para garantir a segurança dos alimentos.

As dicas estão baseadas nas Cinco Chaves para uma Alimentação Mais Segura, da Organização Mundial da Saúde (OMS): manter a limpeza, separar alimentos crus de mal cozidos, utilizar água e matérias-primas seguras, cozinhar bem os alimentos e manter o alimento em temperaturas seguras. ´São cuidados bem simples que os manipuladores de alimentos devem ter para evitar a contaminação do produto final, tanto em casa quanto nos restaurantes´, explica a diretora da Anvisa, Maria Cecília Brito.

Essa iniciativa da Anvisa faz parte da nova política da Agência de trabalhar com a comunicação do risco. ´Nós sabemos que as ações de vigilância sanitária são muito mais efetivas quando a população toma conhecimento de um problema e se apropria das soluções como parte da rotina de cada um´, complementa Maria Cecília.

As informações são da Anvisa.

(Redação - InvestNews)