Após tombo da véspera, Bovespa opera em alta

Portal Terra

SÃO PAULO - A divulgação do resultado do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos no terceiro trimestre dentro do esperado pelo mercado garantia a manutenção de alta Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) nesta terça-feira, após quatro pregões de queda. Às 11h54 (de Brasília), o Ibovespa operava valorizado em 0,76%, a 37.905 pontos, com volume financeiro de R$ 303,729 milhões.

A leve recuperação do preço do petróleo, cotado acima dos US$ 40, dava fôlego para os papéis preferenciais da Petrobras, que subiam 1,4%. Outra ação de peso, a Vale, tinha alta mais tímida, de 0,25%.

- A alta (do Ibovespa) é mais técnica, depois de vários dias em queda...o PIB dos EUA ficou dentro do esperado e não vejo nada que possa piorar o dia, o mercado já está bem devagar- avaliou Newton Rosa, economista-chefe da Sul América Investimentos.

No âmbito interno, dados sobre o estoque de crédito também foram positivos, segundo Rosa.

- A Europa subiu pela primeira vez em cinco dias, os dados do PIB e do estoque de crédito foram dentro do esperado, mesmo com pouco volume não há nada para reverter o quadro- afirmou o economista.