Akio Toyoda deve assumir presidência da Toyota

SÃO PAULO, 23 de dezembro de 2008 - A Toyota, maior fabricante de veículos do Japão, nomeará Akio Toyoda, membro da família fundadora da montadora nipônica, como novo presidente da companhia, a partir de abril de 2009, segundo revelou hoje o jornal Asahi.

A reportagem, que não cita fontes próximas ao assunto, é feita um dia após o jornal Nikkei revelar que a Toyota deverá registrar um prejuízo operacional de aproximadamente 150 bilhões de ienes (US$ 1,7 bilhão) no atual ano fiscal, que termina em março de 2009. É a primeira perda operacional da empresa desde 1941.

Akio Toyoda, neto do fundador Kiichiro Toyoda e atual vice-presidente executivo da companhia, terá o desafio de melhorar a performance de negócios da montadora, segundo afirma o periódico Asahi, após acrescentar que esta será a primeira vez em 14 anos que um membro da família Toyoda assume a presidência da Toyota.

Katsuaki Watanabe, atual presidente da Toyota e que comanda a empresa desde junho de 2005, deverá continuar na companhia como vice-presidente. Em comunicado, a montadora não confirmou a mudança de cargos e afirmou que nada foi decidido até o momento.

(Marcel Salim - InvestNews)