De acordo com a entidade, a permanência de condições meteorológicas favoráveis à colheita durante os primeiros dias de dezembro e o número de unidades ainda em operação permitem afirmar que a estimativa de moagem, de 487 milhões de toneladas, será cumprida até o final da safra.
Como conseqüência também do clima favorável, a Unica informa que o volume de cana esmagada na segunda quinzena de novembro na região Centro-Sul atingiu 30,23 milhões de toneladas, resultado que superou em 45,62% o total de cana processada na mesma quinzena da safra passada.
Um número maior de unidades ainda se encontra em atividade no mês de dezembro em comparação ao ano anterior, o que indica uma safra mais longa. Até 30 de novembro de 2008, 43 unidades produtoras haviam encerrado a moagem nessa safra, contra 99 unidades em 30 de novembro de 2007. Conforme previsto pela entidade, 29 novas unidades tiveram a primeira moagem de cana na atual safra. Essas unidades responderam por 3,2% da cana esmagada até o final de novembro de 2008.
Segundo a Unica, a quantidade de produtos obtidos por tonelada de cana na quinzena foi de 138,4 quilos de açúcares totais, superior em 0,69% ao obtido na mesma quinzena da safra anterior. Porém, no acumulado, a quantidade de 141,37 quilos continua inferior ao acumulado na safra anterior em 2,43%. O resultado final da safra será de 141 quilos por tonelada de cana esmagada.
A produção de açúcar na segunda quinzena de novembro foi 52,43% superior ao da mesma quinzena na safra anterior, chegando a 1,52 milhão de toneladas. No entanto, no acumulado do ano, o total de açúcar produzido até o final de novembro está 0,98% inferior ao da safra passada.
"Esses números mostram que a produção final de açúcar será a mesma da safra passada, confirmando a tendência observada desde a safra 2006/07. Até hoje, houve um incremento no volume de cana processada de 115 milhões de toneladas, mas a produção de açúcar se manteve estável, já que toda essa cana adicional teve como destino a produção de etanol", diz uma nota da entidade.
(Redação - InvestNews)