Juros são os maiores dos últimos três anos

SÃO PAULO, 11 de dezembro de 2008 - As taxas de juros de das operações de crédito voltaram a ser elevadas em novembro, segundo Pesquisa Mensal de Juros da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). A taxa de juros média geral para pessoa física subiu de 7,54% ao mês (em outubro) para 7,61% ao mês em novembro, sendo a maior taxa média desde novembro de 2005.

Já para pessoa jurídica, os juros subiram de 4,43% ao mês (em outubro) para 4,47% ao mês em média, em novembro, o maior patamar desde julho de 2005.

Mesmo não tendo havido elevação dos juros básicos (Selic) na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) em outubro, as taxas voltaram a subir por conta do agravamento da crise externa que provocou elevação dos juros futuros; pela maior dificuldade de acesso a crédito pelas instituições financeiras; bem como por incertezas dos efeitos da crise mundial na economia brasileira em 2009. Essas variáveis incentivaram as instituições financeiras a elevar seus spreads para se prevenir dos riscos de inadimplência ano que vem em um cenário de baixo crescimento e elevação do desemprego.

(MLC - InvestNews)