Europa: bolsas caem nos primeiros negócios do dia

REUTERS

LONDRES - As ações européias caíam nos primeiros negócios desta quinta-feira, pressionadas por bancos, mineradoras e montadoras, à medida que as preocupações sobre a saúde da economia global ressurgiam e as incertezas sobre o pacote de ajuda dos Estados Unidos pesavam.

Às 08h44 (horário de Brasília), o índice FTSEurofirst 300 caía 0,29% para 857 pontos, interrompendo a alta das últimas três sessões. O índice já perdeu em torno de 43% neste ano, golpeado pela crise de crédito que ajudou a sugar várias economias para a recessão.

- As negociações se reduziram um pouco- disse Heinza-Gerd Sonnenschein, estrategista de ações no Postbank, na Alemanha. "

- O pacote dos EUA às montadoras já teve seu efeito nas ações e agora as operações estão relativamente paradas- acrescentou.

A Câmara dos Deputados dos EUA aprovou um plano de resgate na quarta-feira para ajudar as abatidas montadoras americanas. O plano ainda tem que passar pelo Senado, onde as perspectivas de aprovação parecem mais difíceis.

Os papéis da BMW, da Peugeot e da Fiat caíam entre 1,7% e 3,7%.

Os bancos, peso-pesado nos índices, contribuíam com as maiores perdas, com as ações do Royal Bank of Scotland, do Commerzbank e do Société Générale recuavam entre 2% e 4,4%.

Mas os papéis do Fortis saltavam 20% após divulgar que o governo da Bélgica não descarta mais passar sua participação de 11,6% no BNP Paribas para o Fortis.

O BNP, cujas ações caíam 1,3%, recusou-se a comentar, enquanto não foram imediatamente encontradas pessoas no Fortis dar para comentários.

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, afirmou que o mundo ainda não saiu da tempestade financeira e que os acordos de resgate a bancos precisam ser temporários.

O setor de mineração tinha a pior performance setorial após a queda dos preços dos metais industriais, a partir das preocupações com a demanda desacelerada em meio à piora da perspectiva econômica.

Os papéis da Antofagasta, do BHP Billiton e da Anglo American caíam entre 2,8% e 4,9%.