Bancos comerciais chineses realizarão empréstimos para aquisições

SÃO PAULO, 10 de dezembro de 2008 - Os bancos comerciais da China obtiveram hoje o direito de oferecer empréstimos para companhias que pretendem realizar aquisições, tanto no gigante asiático como no exterior, segundo anunciou a Comissão Reguladora Bancária da China (CBRC, sigla em inglês).

Em comunicado, a autoridade revelou que "a ação fortalecerá o papel do setor bancário no apoio ao crescimento econômico, ajudando companhias nacionais a arrecadarem capital".

A CBRC indicou também que a escassez de capital dificultou a capacidade de companhias chinesas de realizarem aquisições. De acordo com a autoridade bancária, os novos empréstimos ajudarão a ampliar os negócios no gigante asiático, mesmo com a crise no sistema financeiro global.

Os bancos comerciais na China deverão cumprir alguns critérios para conceder empréstimos, incluindo uma proporção de capital adequada acima de 10% e uma provisão de perda por empréstimos de mais de 1% do total concedido pela instituição financeira, entre outros, de acordo com a agência oficial de notícias Xinhua.

O governo chinês também solicitou que os bancos comerciais exijam das empresas uma capacidade efetiva de controle de riscos. O novo regulamento se aplica a todos os bancos comerciais urbanos e rurais da China, além das instituições financeiras do exterior presentes no país.

(Redação - InvestNews)