Setor avícola exporta US$ 7 bilhões

SÃO PAULO, 9 de dezembro de 2008 - A produção brasileira de carne de frango, em 2008, deverá alcançar 11 milhões de toneladas. Destas, 3,6 milhões foram exportadas, o que resultou no ingresso de US$ 7 bilhões de divisas. A produção da carne suína alcançou três milhões de toneladas; cerca de 560 mil foram exportadas e o setor foi responsável pela geração de 850 mil empregos. Os dados foram apresentados nesta terça-feira, na reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Aves e Suínos.

De acordo com o diretor de Mercado Interno da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Jurandi Soares Machado, em 2009, a produção de suínos deve ser de 3,1 milhões de toneladas. No caso das exportações, o setor trabalha com estabilidade e perspectiva de abertura de mercados como Japão, China e Estados Unidos. 'Vale ressaltar que 2008 deverá ficar na história no setor de suínos, pois houve consolidação do mercado interno, pelo aumento das vendas e as exportações cresceram em termos de preços', ressaltou.

Segundo o presidente da Câmara, Rubens Valentini, é necessário ampliar o crédito para o setor. 'No caso das cadeias produtivas de aves e suínos, é preciso que as indústrias tenham acesso ao crédito, já que são as responsáveis pelo dinamismo do setor', explicou.

(Redação - InvestNews)