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De híbridos aos utilitários, veículos não vendidos entopem EUA

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REUTERS

LONG BEACH - Dos sedans luxuosos a carros híbridos populares, automóveis fabricados do outro lado do oceano estão se acumulando nos portos e pátios dos Estados Unidos uma vez que a oferta está muito maior que a demanda em meio pior momento para o mercado automotivo em mais de 25 anos.

No porto de Long Beach, perto de Los Angeles, os veículos da Toyota Motor incluindo o híbrido Prius, o utilitário esportivo FJ Cruiser e o luxuoso Lexus IS 250 estão sendo estocados em áreas de construção que um dia serão um terminal de contêineres.

O local se tornou um estacionamento gigante quando a Toyota e a Mercedes-Benz, da Daimler AG, pediram ao porto espaço para guardar milhares de veículos que as concessionárias não puderam levar por conta das vendas fracas.

- Não é comum eles ficarem aqui mais do que alguns dias, mas essa é a situação agora - afirmou Art Wong, porta-voz no porto de Long Beach.

- Eles não conseguem escoar a produção rápido o bastante, então eles pedem espaço adicional enquanto mantêm seus veículos aqui mais do que alguns duas e em alguns casos mais do que algumas semanas.

O porto não contou quantos carros adicionais foram guardados, mas Wong afirmou que a Toyota alugou mais 23 acres de espaço enquanto a Mercedes-Benz alugou mais cerca de 20 acres.

A Nissan Motor, que traz seus carros através do porto de Los Angeles, tem conversado com Long Beach sobre aluguel de espaço, disse Wong, apesar desse interesse ter caído.

Uma porta-voz do porto de Los Angeles, Theresa Adams-Lopez, afirmou que a Wallenius Wilhelmsen Logistics (WWL), que opera os terminais que trazem os veículos da Nissan, obteve espaço para estocar veículos em outro Estado.

A porta-voz da Nissan, Katherine Zachary, afirmou que a empresa aumentou seu espaço pela última vez no porto de Los Angeles em fevereiro.

- Como um curso natural dos negócios, temos carros saindo de lá o tempo todo para vários pontos de acesso pelo país - afirmou Zachary em email.

A WWL, que tem sede na Noruega, prefere não comentar sobre clientes específicos, mas informou que os inventários de automóveis estão aumentando nos Estados Unidos.

- Estamos vendo um crescimento de carga nos portos de entrada de ambas as costas, bem como em outros pontos de inventário como fábricas, regiões de abastecimento ferroviário e concessionárias - afirmou Christopher Connor, chefe de operações da WWL nas Américas, em comunicado.

Outros portos também estão vendo o acúmulo de carros, apesar de nem todos eles estarem alugando espaço adicional para montadoras. O porto de San Diego, que armazena os carros da Honda Motor, Volkswagen AG e Mitsubishi, possui cerca de 14 mil carros em sua propriedade.

Isso é cerca de 2 mil veículos a mais que o habitual, segundo o porta-voz John Gilmore, que afirmou que os carros adicionais pertencem a outros fabricantes.

DEMANDA EM COLAPSO

As montadoras pelo mundo têm sido afetadas pelo colapso na demanda por novos carros e caminhões. Um mercado em desaquecimento que começou nos Estados Unidos e se espalhou pela Europa e Ásia.

As fabricantes de Detroit foram forçadas a considerarem quebra pelo desaquecimento e estão pedindo um pacote de ajuda de 34 bilhões de dólares ao Congresso dos Estados Unidos.

Mas as fortes quedas nas vendas em outubro e novembro impressionaram mesmo as empresas com melhor desempenho no setor, como a Toyota e a Honda.

A Toyota afirmou na sexta-feira que está reduzindo a produção norte-americana ao interromper atividade em fábricas que produzem veículos como o Camry e o Corolla, os mais vendidos pela empresa.

O porta-voz da Toyota Mike Goss afirmou que o nível de estoques está em um nível "inaceitavelmente alto" e que precisará entre 80 e 90 dias de vendas para ser eliminado.

Isso ainda é menos que o inventário médio equivalente a 115 dias de vendas da General Motors, Ford Motor e Chrysler LLC, mas é o dobro do tamanho do estoque da Toyota há um ano.

O aumento nos estoques tem sido uma pequena benção para alguns na indústria. As processadoras de automóveis, que limpam, consertam e instalam acessórios em carros importados antes que eles cheguem às concessionárias, afirmou que a receita dos carros em estoque está ajudando a compensar a fraqueza do mercado como um todo.

A MidTexas International, cujas unidades em Midlothian, Texas, processam veículos para a Kia Motors, Mazda Motor e Toyota, espera chegar ao break even este ano apesar do mercado porque as montadoras estão pagando para os carros ficarem em seus lotes por mais tempo.

- O fluxo de chegada de veículos é muito maior que o fluxo de saída - afirmou o presidente da MidTexas, Randy Denton.

- Isso ajuda a compensar a perda na renda dos veículos que não estamos processando.