REUTERS
HONG KONG - As bolsas de valores da Ásia encerraram os negócios desta sexta-feira em alta, seguindo cortes recordes de juro promovidos por alguns bancos centrais na Europa, embora o espírito de cautela ainda tenha prevalecido durante o pregão, o que deu impulso ao dólar diante da expectativa de fracos números do mercado de trabalho dos Estados Unidos que serão divulgados nesta sexta-feira.
A aversão a risco continua espalhada, embora alguns analistas considerem que os valores de alguns ativos como ações estão próximos ao fundo do poço.
- Nós estamos vendo ótimos preços aqui, mas as pessoas não estão se dispondo a aceitá-los por causa de toda a incerteza que está por todo lugar- disse Michael Hefferman, estrategista do Austock Securities, na Austrália.
O índice de ações MSCI da Ásia-Pacífico que exclui o mercado japonês subia 0,15 por cento, aos 218 pontos, por volta das 7h33 (horário de Brasília). Apesar disso, o indicador aponta para uma queda de 4 por cento na semana.
No Japão, o índice Nikkei da bolsa de valores de TÓQUIO encerrou a sessão praticamente estável, com leve queda de 0,08 por cento, aos 7.917 pontos. Em HONG KONG e CINGAPURA, as bolsas subiram 2,49 por cento e 0,94 por cento, respectivamente. Os papéis negociados em XANGAI tiveram alta de 0,9 por cento.
Mas o indicador da Índia caiu 3 por cento, cedendo parte dos ganhos de mais de 5 por cento da véspera. Em TAIWAN, a bolsa de valores fechou os negócios com queda de 0,7 por cento, sendo esta a quarta sessão seguida de fechamento em baixa da bolsa. A bolsa de SEUL teve alta de 2,14 por cento.
Os investidores estão de olho nos dados de desemprego dos Estados Unidos que serão divulgados nesta sexta-feira. Uma pesquisa da Reuters com economistas estima cortes de 340 mil postos de trabalho, no que poderá ser a pior perda mensal desde 1982.