Agência AFP
NOVA DÉLHI - Índia e Rússia assinaram nesta sexta-feira um acordo de construção de quatro novos reatores de energia nuclear no sul da Índia e um acordo de cooperação sobre vôos espaciais tripulados.
A assinatura dos acordos coincide com a visita até sábado do presidente russo Dmitri Medvedev a Nova Délhi.
Depois dos Estados Unidos e França, a Rússia se converte no terceiro país a assinar um acordo de energia nuclear com a Índia desde que o Grupo de Fornecedores Nucleares decidiu, em setembro, suspender a proibição ao comércio de tecnolgoia nuclear com esse país.
Moscou se encarregará da construção de quatro reatores adicionais na central de Kudankulam, no Estado meridional de Tamil Nadu, que já está equipada com material russo.
Por outro lado, os dois ex-aliados da Guerra Fria acertaram que a Rússia envie um astronauta indiano ao espaço em 2013 e lance em 2015 uma missão espacial tripulada integralmente indiana.
Outro acordo assinado é relativo à venda à Índia de 80 helicópteros militares.
Moscou deseja manter sua posição de principal fornecedor de armamento à Índia ante a crescente concorrência dos Estados Unidos e Israel.
Medvedev, que chegou a Nova Délhi na véspera, é o primeiro chefe de Estado que visita a Índia depois dos ataques de militantes islamitas contra Mumbai há uma semana.
- A ameaça terrorista não acabou em nosso país- afirmou o presidente russo em uma entrevista à televisão pública indiana.
Medvedev foi recebido com honras militares no palácio presidencial de Nova Délhi e depositou uma coroa de flores no momumento em memória do líder da independência da Índia, Mahatma Gandhi, antes de se reunir com o primeiro-ministro Manmohan Singh.