Agência ANSA
WASHINGTON - A American Task Force (Afta), uma das principais associações americanas portadora de títulos argentinos não pagos, enviou uma carta a secretários do futuro governo de Washington pedindo que a cobrança desses papéis seja uma "prioridade".
"Pedimos a essa administração que faça do pagamento da dívida uma alta prioridade em suas relações com a Argentina", diz a carta, que foi enviada, entre outroa, à futura secretária de Estado, Hillary Clinton.
O comunicado, assinado pelos presidentes da Afta, Robert Shapiro e Nancy Soderberg, também foi recebido pelo futuro secretário do Tesouro, Timothy Geithner, e pelo próximo conselheiro para a Segurança Nacional da Casa Branca, o general Jim Jones.
A Afta diz representar vários portadores de títulos argentinos em "default" desde 2002, que não aceitaram negociar a dívida em 2005.
"Com mais de US$ 47 bilhões em reservas, a Argentina pode pagar o que deve", disseram os presidentes da Afta na carta.
Shapiro e Soderberg expressaram a intenção de "manter o diálogo" com o governo de Barack Obama, que tomará posse no próximo dia 20 de janeiro:
"Esperamos que sua administração continue enfatizando a necessidade de o governo Kirchner chegar a um acordo com seus credores internacionais".