Volkswagen registra queda de 20% nas vendas no México

Agência ANSA

CIDADE DO MÉXICO - A Volkswagen do México registrou durante o mês de novembro quedas entre 18% e 20% em suas vendas no país, com relação ao mesmo período de 2007. Já a siderúrgica Altos Hornos anunciou a demissão de 12 mil funcionários e a diminuição de sua produção em 35%.

O vice-presidente da Volkswagen, Ralf Berckhan, disse que, depois da baixa de 14% obtida no mês de outubro, a montadora considera que a queda foi muito mais grave em novembro, e acredita que até dezembro o prejuízo será ainda pior.

"Estamos em crise, isso é certo", comentou Berckhan, recordando que, desde agosto, os relatórios de venda no mercado mexicano são negativos e que a empresa prevê um fim de ano bastante ruim, situação que pode se estender para 2009. O vice-presidente, porém, espera uma recuperação na venda de veículos em 2010.

Por sua vez, a siderúrgica Altos Hornos de México anunciou hoje o cancelamento de 12 mil contratos de emprego, como parte de um programa estratégico para enfrentar a crise financeira internacional.

Em um comunicado enviado à Bolsa Mexicana de Valores, a principal siderúrgica do país explicou ainda que reduzirá sua produção de aço líquido em 35% durante os próximos meses.

"Essas decisões são similares às que outras empresas siderúrgicas têm tido que adotar, devido à queda de demanda e à falta de crédito para investir em infra-estrutura e desenvolvimento de projetos, no contexto de recessão econômica mais grave que qualquer outra crise já enfrentada antes", diz a siderúrgica.

Segundo o comunicado, em situações anteriores de contração do mercado interno, a siderúrgica conseguiu exportar até 60% de sua produção, o que não acontece hoje por causa da falta de demanda mundial.

A empresa acredita que, se a situação se mantiver, unidades que não conseguirem a rentabilidade necessária terão de ser fechadas, "com conseqüentes impactos no quadro de funcionários".

A Altos Hornos de México disse que está trabalhando com as autoridades estatais e federais em busca de opções que permitam reverter, mesmo que parcialmente, a situação atual.