Setor de serviços europeu cai e pressiona BCE por corte do juro

REUTERS

LONDRES - O setor de serviços da zona do euro sofreu mais que o esperado em novembro, indicando recessão e aumentando a pressão para que o Banco Central Europeu (BCE) corte a taxa de juro da zona do euro em mais de 0,50 ponto percentual na quinta-feira.

Uma pesquisa sobre as empresas da região também mostrou que as pressões inflacionárias diminuíram no dominante setor de serviços, abrindo espaço para que o BCE reduza o juro.

O índice do setor de serviços do Markit Eurozone Purchasing Managers caiu para 42,5 em novembro, frente a 45,8 em outubro, o menor patamar já registrado nos 10 anos de existência da pesquisa.

O dado ficou bem abaixo da leitura preliminar de novembro, de 43,3 pontos, das previsões de economistas e também da marca de 50 pontos que divide crescimento de contração.

As revisões dão suporte àqueles no mercado que prevêem que o corte da taxa de juro pelo BCE será mais profunda que o 0,50 ponto percentual previsto pela maioria dos economistas.

Similarmente, o índice do setor de serviços da Grã-Bretanha encolheu em novembro no ritmo mais rápido desde o início da série de medições, em 1996. Isso aumenta as expectativas de um corte de 1,0 ponto percentual por parte do Banco da Inglaterra nesta quinta-feira.

- Há recordes de baixa em todos os países com exceção da Alemanha, e mesmo a Alemanha teve queda substancial- disse Juergen Michels do Citi.

- Há amplo espaço para o BCE cortar a taxa. Nós acreditamos que o compromisso será de 0,75 ponto percentual, mas não descartamos um corte de 1,0 ponto percentual- disse.

O Markit disse que o índice do setor de serviços da zona do euro aponta uma contração do Produto Interno Bruto (PIB) de 0,4 por cento no último trimestre do ano, ritmo de declínio mais forte desde a recessão do início dos anos de 1990.

As duas maiores economias do bloco reportaram índices do setor de serviços mais fracos que as previsões. O da Alemanha caiu de 48,3 para 45,1 pontos e o da França, de 47,5 para 46,2 pontos.