Luta contra recessão é foco do programa de Brown

SÃO PAULO, 3 de dezembro de 2008 - A luta contra a recessão centrou o programa de Governo do primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, apresentado hoje pela rainha Elizabeth II, durante abertura formal do Parlamento. "A fortaleza do sistema financeiro é vital para a economia britânica. Por isso meu governo vai propor uma legislação para promover a estabilidade financeira", anunciou a rainha, lendo o discurso redigido por Brown.

Como todos os anos, a Rainha, de 82 anos, chegou ao Parlamento britânico após breve passeio na carruagem real, e leu o discurso que define a agenda política do governo britânico para os próximos 12 meses.

O discurso listou uma série de projetos legislativos que o governo espera adotar no próximo ano, incluindo medidas para ajudar a Grã-Bretanha a superar a crise econômica.

Entre as medidas está um projeto de lei que busca aumentar a estabilidade financeira com medidas para regular os bancos. Segundo esta legislação, os bancos poderão receber multas altas caso se recusem a conceder empréstimos a pequenas e médias empresas ou a particulares.

(Redação com agências internacionais - InvestNews)