Insumos caros ainda atrapalham produtividade

SALVADOR (BA), 2 de dezembro de 2008 - O aumento dos preços dos insumos para o produtor brasileiro é um dos fatores que prejudica a produção agropecuária. "Os preços altos dos insumos são principal problema, pois impactam diretamente nos custos de produção", diz o presidente da Associação Baiana dos Criadores (Abac), Jaime Fernandes Filho.

Mas atual crise mundial deve fazer com que o consumo de alimentos diminua, o que pressiona o preço das commodities. Como o valor dos insumos está relacionado às commodities, seus preços também devem cair.

Um levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), aponta que o sal mineral foi o insumo de maior valorização no ano (96,4%). Outro item que teve forte elevação foram os adubos e corretivos (52,7%). "Para compensar os custos altos, o produtor, muitas vezes, baixa a produtividade", conta Fernandes Filho.

E apesar das desvalorizações do bezerro em agosto e setembro, a pesquisa mostra que o animal para reposição (de 8 a 12 meses) também teve aumento expressivo no ano (37,44%).

(Sérgio Toledo - InvestNews)