Apesar do otimismo, consumo menor é ameaça

SALVADOR (BA), 2 de dezembro de 2008 - Apesar das expectativas de demanda aquecida no Natal e das alternativas que a agropecuária no Brasil possui para driblar a crise no sistema financeiro mundial, uma pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) aponta que, com menos dinheiro à disposição, o consumo tende a cair, o que poderá afetar o setor.

De acordo com pesquisadores, a rentabilidade dos negócios tende a diminuir e a dificuldade de acesso ao crédito junto a bancos e tradings nos últimos meses deve resultar em problemas em médio prazo para a agropecuária.

"Com a diminuição de recursos, pode cair também o investimento em insumo, o que pode implicar em menor produtividade, principalmente porque a rentabilidade depende muito da eficiência da produção em economia de mercado".

O levantamento também aponta que pode haver sucateamento dos ativos. "Sob a ótica da indústria, a dificuldade de crédito, seja para fluxo de caixa ou para exportação, também é um empecilho considerável".

(Sérgio Toledo - InvestNews)