O programa terá dois momentos: um com a capacitação de comunidades e ativistas (comunidade) e outro com a capacitação de hospitais, médicos e enfermeiros (profissionais).
O primeiro passo será dado hoje, 19 de novembro, no Rio de Janeiro, com uma capacitação oferecida pela empresa a comunidades e ativistas de todo o Brasil, por meio do Programa Lilly MDR-TB. Cerca de 40 pessoas serão treinadas para combater a tuberculose multirresistente, inclusive entre HIV positivos, já que a doença é a primeira causa de mortes nessa população. Nesse primeiro treinamento, também será elaborado um plano para garantir que a disseminação dos conceitos apresentados durante a capacitação realmente seja efetivada nas comunidades e uma avaliação dos resultados possa ser realizada em um segundo momento.
No Brasil, a parceria terá duração de aproximadamente quatro anos e contará não só com a doação de mais de R$ 500 mil para o programa brasileiro, durante todo o período, mas também com o treinamento e capacitação de pessoal para identificar e tratar a tuberculose.
O combate à tuberculose no Brasil é considerado uma emergência, devido ao aumento do número de ocorrências da doença nos últimos anos. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 80 mil casos são diagnosticados por ano, ocasionando a morte de cinco mil pessoas. Estimativas apontam que mais de 60 milhões de brasileiros estejam infectados pelo bacilo da tuberculose. O Brasil é o 15º país com mais casos, segundo a Organização Mundial da Saúde.
Em março de 2009 - mês em que se comemora o Dia Mundial de Luta Contra Tuberculose -, o Rio de Janeiro será sede do Fórum Internacional de Parceiros para o Controle da Tuberculose, com representação de mais de 20 países. Em seguida, acontecerá o segundo treinamento do Programa Lilly MDR-TB, dessa vez, para hospitais, médicos e agentes de saúde.
(Redação - InvestNews)