O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, disse hoje que a questão está sendo estudada dentro da renegociação com o setor agrícola. 'Tem um pedaço de inadimplência que stamos examinando como podemos apoiar, refinanciando'. Ele afirmou que em breve o banco estatal anunciará a nova linha, que vai se inserir na política de apoio à agricultura e se destinará às áreas mais 'fragilizadas' do setor.
Coutinho esclareceu que a inadimplência do setor no banco é bem reduzida. Ele descartou que haja alguma relação entre o equacionamento do problema e a crise financeira externa ou o aumento de preços internacionais. 'Acho que não, porque os efeitos são muito recentes.'
Na sua avaliação, a atividade agrícola 'é muito ingrata', uma vez que está sujeita a acidentes climáticos e variações de preços. 'Então, os elos mais frágeis da cadeia de produtores agrícolas estão naturalmente sujeitos a períodos de inadimplência'. O BNDES, assinalou, financia equipamentos, boa parte dos quais pode ser recomercializada. Por isso, acrescentou, a inadimplência não é expressiva.
Coutinho não quis dar mais detalhes sobre a nova linha, uma vez que as condições financeiras não estavam ainda definidas, mas disse que os estudos estão sendo feitos em conjunto com os Ministérios da Agricultura e da Fazenda.
As informações são da Agência Brasil.
(Redação - InvestNews)