Europa: instáveis, principais bolsas operam em alta

Portal Terra

LONDRES - As bolsas de valores da Europa alternam movimentos de alta e baixa nesta quarta-feira. Os papéis ligados ao setor bancário e mineradoras chegaram a pressionar os índices depois de impulsionarem os negócios mais cedo.

Às 9h30 (horário de Brasília), o índice das principais ações européias FTSEurofirst 300 registrava queda de 3,73%, a 887 pontos, após ter caído mais de 4% na sessão da véspera. O indicador perdeu cerca de 40% este ano, sendo atingido pela crise de crédito e pela consequente desaceleração econômica.

As ações ligadas ao setor bancário operavam em queda, com Lloyds se desvalorizando 0,39%, UBS em queda de 1,25%, Santander perdendo 1,63% e Deutsche Bank recuava 5%.

Investidores permanecem cautelosos em relação ao aumento das preocupações quanto a uma recessão global profunda.

- Será um pouco complicado hoje- disse Justin Urquhart Stewart, diretor da Seven Investment Management.

- As pessoas estão considerando que as coisas estão ruins, e elas estão vendo tais considerações serem totalmente confirmadas- acrescentou.

Os papéis de mineração também recuavam. BHP Billiton recuava 2,85%, Anglo American caía 4%, Vedanta Resources despencava 7%, Kazakhmys afundava 9,5% e Antofagasta perdia 4,5%. A Rio Tinto operava em baixa de 1,6% e a Xstrata tinha recuava 1,77%.

Em Londres, o índice Financial Times subia 1,45%, a 4.308 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX crescia 0,46%, para 4.783 pontos.

Em Paris, o índice CAC-40 aumentava 0,55%, para 3.354 pontos.