Nossa Caixa vai liberar R$ 4 bi para setor

SÃO PAULO, 11 de novembro de 2008 - O Governo de São Paulo anunciu hoje a abertura de uma linha de crédito de R$ 4 bilhões para o setor automobilístico, por intermédio do Banco Nossa Caixa. O acordo operacional que cria o programa foi assinado nesta manhã pelo presidente da Nossa Caixa, Milton Luiz de Melo Santos, pelo presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Jackson Scheneider e pelo presidente da Associação Nacional das Empresas Financeiras de Montadoras (Anef), Luiz Horácio Montenegro.

O acordo prevê o repasse desse montante para os bancos e financeiras ligadas às montadoras de veículos. O objetivo é contribuir para o restabelecimento da liquidez financeira do setor automotivo e, assim, estimular a manutenção da venda de veículos no varejo. A indústria automobilística tem uma longa cadeia produtiva e é uma importante geradora de empregos.

Os financiamentos oferecidos pela Nossa Caixa serão tomados direta e individualmente pelos bancos e financeiras ligados às montadoras, por meio de depósitos interfinanceiros (DI). As operações serão de prazo de até 18 meses e terão por garantia, para a Nossa Caixa, recebíveis de empréstimos para a compra de veículos originados pelos bancos das montadoras. As taxas de juros serão definidas no ato de cada negociação e estarão em linha com as praticadas pelo mercado.

No mesmo ato, foi assinado com o setor automotivo protocolo de intenções para abrir mais 5.000 vagas de estágio para alunos de escolas públicas por meio do Programa Jovem Cidadão-Meu Primeiro Trabalho.

Com esta iniciativa, São Paulo contribui decisivamente para garantir a oferta de crédito aos consumidores e, assim, sustentar o nível de venda, de produção e de emprego de um setor tão importante para a economia brasileira, como o automotivo.

(Redação - InvestNews)