Crise faz motoristas abandonarem carros em aeroporto

Portal Terra

SÃO PAULO - O jornal irlandês Belfast Telegraph publicou reportagem nesta terça-feira em que divulga o abandono de carros no aeroporto de Dublin, na Irlanda. Segundo o impresso, os veículos pertenceriam a pessoas que deixam o país em uma onda emigratória que deve atingir seu pico no próximo ano e remontar à pior marca de evasão vista em 1990, com 20 mil pessoas saindo da Irlanda.

Entre os 18 mil automóveis que são estacionados diariamente, os modelos sem dono podem passar despercebidos por semanas até serem localizados pelas autoridades locais. No estacionamento constariam, inclusive, carros de luxo, como BMW 5 series.

O movimento reflete o mau momento do mercado de trabalho interno, que deve ter 60% dos empregos eliminados até 2009, segundo o diário irlandês.

A autoridade do aeroporto de Dublin confirmou ao jornal que uma empresa foi contratada para cuidar dos carros abandonados.

Bancos e empresas de financiamento e aluguel de carros também seriam contatadas para retomar posse dos veículos e assumir a conta, divulgou o Belfast Telegraph. A diária do estacionamento pode chegar a 40 euros.