Citigroup revisará hipotecas para evitar despejos

SÃO PAULO, 11 de novembro de 2008 - O banco norte-americano Citigroup informou hoje que ajudará clientes que tenham problemas para pagar as promissórias de hipoteca e concederá a eles uma moratória, na tentativa de conter os despejos de casas que há meses não param de aumentar nos Estados Unidos.

A instituição financeira afirmou em comunicado que a medida, similar às já tomadas por muitos de seus concorrentes, será oferecida a aproximadamente 500 mil clientes, sob as condições de que se trate da primeira residência, que colabore com a entidade e tenha renda suficiente para efetuar determinados pagamentos.

Cerca de um terço dos clientes que têm hipotecas com o Citigroup receberão a oferta nos próximos meses, por se encontrarem no grupo de pessoas que estão em dia com seus pagamentos, mas que poderiam necessitar de ajuda para manter essa fidelidade, como um rebaixamento das taxas de juros ou um aumento do prazo do empréstimo.

O Citi também estuda ampliar este programa para que se possam acolher titulares de hipotecas que, embora não tenham sido concedidas pelo banco, sejam administradas por ele.

Para implantar esta iniciativa, a entidade financeira deve destinar cerca de 600 empregados para entrar em contato com os clientes nos próximos seis meses e revisar hipotecas no valor US$ 20 bilhões.

(Redação com agências internacionais - InvestNews)