Rússia destaca 170 bilhões de rublos para ajuda a banco estatal

REUTERS

MOSCOU - A Rússia destacou 170 bilhões de rublos (6,41 bilhões de dólares) do Fundo do Tesouro Nacional para depósito ao banco estatal VEB, como parte do plano de Moscou de 200 bilhões de dólares para ajudar os mercados e a economia, mostraram dados divulgados neste sábado.

O plano inclui separar 175 bilhões de rublos neste ano para compras de ações e títulos corporativos, com o VEB sendo agente com o dinheiro depositado nele até 2013.

Dados do Ministério das Finanças mostrou que o VEB já recebeu 45 bilhões de rublos em tais depósitos.

Os pacotes de auxílio também destacam 950 bilhões de rublos para empréstimos subordinados a bancos russos, com o Fundo do Tesouro Nacional providenciando 450 bilhões em depósitos de 2019 no VEB.

Até agora, 125 bilhões de rublos foram usados em tais depósitos. Ambos os depósitos rendem ao fundo 7 por cento de juros.

As compras de ações pelo estado já tiveram um impacto positivo nas bolsas de Moscou, ajudando a colocá-las no caminho certo para a semana com ganhos recordes de quase 50 por cento.

Incluindo os depósitos ao VEB, o Fundo do Tesouro Nacional já levantou 62,92 bilhões de dólares, contra 48,68 bilhões do mês passado.

O Fundo das Reservas da Rússia, que serve como sistema de segurança do orçamento e está em aproximadamente 10 por cento do PIB (Produto Interno Bruto), totalizou 134,60 bilhões de dólares, contra 140,98 bilhões de dólares em 1 de outubro.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais