SÃO PAULO, 28 de outubro de 2008 - O índice que mede a confiança do consumidor norte-americano apresentou forte recuo na prévia do mês de outubro, ao registrar 38 pontos. Em setembro, o índice atingiu 61,4 pontos. Esta queda de 23,4 pontos de um mês para o outro é a terceira maior na história da série do indicador e a menor leitura já registrada. Os dados foram divulgados há pouco pelo Conference Board.
O indicador veio muito abaixo das expectativas dos analistas, que projetavam um número próximo a 52,8 para o período analisado.
´O impacto da crise financeira ao longo das últimas semanas tem piorado a confiança dos consumidores. Ao avaliar as condições atuais, os consumidores classificaram o mercado de trabalho e as condições comerciais muito menos favoráveis, sugerindo que o quarto trimestre terá um início mais fraco do que o terceiro. Olhando para o futuro, os consumidores estão extremamente pessimistas, a uma proporção significativamente maior do que no mês passado", afirmou Says Lynn Franco, diretor do Conference Board.
(Redação - InvestNews)