REUTERS
LONDRES - Oito bancos europeus fecharam um acordo para empréstimos de dinheiro entre si com o objetivo de restabelecer a confiança ao setor bancário, anunciou o francês Crédit Agricole, um dos bancos envolvidos.
A iniciativa foi adotada pelos oito membros da UNICO, grupo europeu de cooperativas bancárias, que representa 21% do mercado de bancos varejistas na Europa, com 110 milhões de clientes em mais de 40.000 agências.
Os membros concordaram em emprestar mutuamente dinheiro e voltar a abrir linhas de crédito bancário não garantido com prazos de até três meses. As linhas de crédito ficarão entre 10 e 15 bilhões de euros.
A UNICO, criada em 1977, reúne o banco francês Crédit Agricole, o alemão DZ BANK, o italiano ICCREA, o finlandês Pohjola, o holandês Rabobank, o austríaco Raiffeisen Zentralbank, o suíço Raiffeisen Switzerland e o Banco Cooperativo Español.
O grupo tomou a decisão de voltar a integrar o mercado de financiamento interbancário europeu, no qual os bancos emprestam dinheiro, explica um comunicado.