Pela manhã a Fundação Getúlio Vargas (FGV) informou que o IGP-10 subiu 0,78% em outubro, bem acima do apurado em igual período de setembro quando houve deflação de 0,42%. O resultado superou o teto das expectativas (0,65%). Os produtos agrícolas passaram de uma queda de -4,30% para alta de 0,54%, contribuindo para a aceleração do IPA, assim como os produtos industriais (1,14% ante 0,63%), destaque para soja, feijão, adubos e minério de ferro.
No relatório da Gradual corretora, os economistas ressaltam que, não há dúvida que existe uma pressão do dólar nos preços domésticos. Os preços ao atacado são extremamente sensíveis às variações do dólar e já começam a pressionar o índice cheio. "Exemplo disso são os dados do IGP-10", frisa o relatório.
A FGV também informou hoje que o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) subiu 0,3% na apuração terminada em 15 de outubro, 0,14 ponto percentual acima da medição de 07 de outubro. Este foi o maior resultado desde a segunda semana de agosto de 2008, quando o índice registrou variação de 0,34%.
(Maria de Lourdes Chagas - InvestNews)