Agência Rural reduz previsão de safra de soja para 61,8 mi t

REUTERS

SÃO PAULO - O Brasil deverá colher uma safra de soja em 2008/09 de 61,8 milhões de t, estimou nesta quinta-feira a consultoria Agência Rural, que revisou para baixo sua previsão. Em agosto, a consultoria havia previsto uma produção de 64,14 milhões de t do produto.

A redução na segunda previsão da Agência Rural para 2008/09 se dá por conta de uma menor área plantada, principalmente pelo desestímulo dos preços internacionais em queda para a oleaginosa.

- O motivo (da redução) é a derrocada dos preços. Em algumas localidades o produtor já tem margem negativa. O agricultor desistiu de investir em áreas novas, onde ele teria uma produtividade duvidosa- afirmou o analista Eduardo Godoi.

- E também tem toda a crise de crédito. Tinha gente com expectativa de receber o dinheiro e não recebeu- acrescentou o analista.

Em agosto, a consultoria havia estimado um plantio no país de 22,5 milhões de hectares. Agora a semeadura deve atingir 22 milhões de hectares, de acordo com a Agência Rural.

Apesar dos problemas, o agricultor no Brasil ainda plantaria e produziria mais do que em 2007/08, quando semeou em 21,3 milhões de hectares. O Ministério da Agricultura estima a safra passada em um recorde de 60 milhões de t.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais