Mercados acionários aguardam aprovação de plano

SÃO PAULO, 1 de outubro de 2008 - A movimentação das principais praças acionárias mundiais nesta quarta-feira ficará sujeita às novidades quanto à crise das hipotecas. Há pouco, o Ibovespa com vencimento em outubro registrava desvalorização de 0,4%, aos 49.200 pontos, nas negociações futuras da BM&FBovespa.

Há a expectativa que o Senado norte-americano discuta hoje o plano de resgate financeiro, sem esperar que a Câmara de Representantes aprove um projeto revisto, após ter rejeitado o texto inicial. As informações foram dadas ontem, pelo senador democrata John Kerry. O procedimento padrão é que o Senado espere a aprovação de um projeto na Câmara para, depois, trabalhar com ele.

A agenda econômica norte-americana também trará novidades, com as divulgações do índice que mede a atividade industrial (ISM, na sigla em inglês), referente a setembro, gastos com construção, de agosto, e estoques semanais de petróleo.

Ontem, seguindo os ganhos de Nova York, o Ibovespa encerrou o dia em forte alta de 7,63%, recuperando quase toda as perdas registradas do pregão anterior. ´O mercado passou a considerar que um novo pacote, não se sabe qual, será aprovado ainda nessa semana no Congresso norte-americano. Há apostas também de que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) e outros bancos centrais poderão reduzir os juros para ajudar na recuperação dos mercados´, segundo relatório da SLW Corretora.

(Vanessa Correia - InvestNews)