Europa: ações avançam na expectativa sobre pacote dos EUA

REUTERS

LONDRES - Os mercados acionários europeus operavam em alta, puxados pelas ações de bancos, agarrados à esperança de que o Senado dos Estados Unidos vai aprovar o pacote de ajuda ao sistema financeiro ainda nesta quarta-feira.

Por volta das 8h32, (horário de Brasília), o índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações européias, subia 0,75%, para 1.072 pontos. Os papéis de bancos estavam entre as maiores altas da sessão.

No mesmo horário, outros mercados europeus também operavam com alta. Em Londres, o FTSE 100 tinha ganhos de 1,72% e, em Paris, o CAC-40 subia 0,62%. Já em Frankfurt, o índice DAX tinha queda de 0,13%.

O Senado americano vai votar na noite desta quarta-feira uma nova versão do pacote de US$ 700 bilhões para Wall Street, reacendendo as esperanças de que a crise de crédito pode ser estancada antes que derrube mais bancos, causando mais prejuízos para a economia global.

- A questão principal dos mercados é confiança e os investidores precisam apenas ficar presos a isso e não virar por conta de rumores diferentes - afirmou Justin Urquhart Stewart, diretor da Seven Investment Management.