Pacote tem que sair, afirma especialista

SÃO PAULO, 30 de setembro de 2008 - "O pacote dos Estados Unidos [de ajuda ao sistema financeiro] tem que sair. Ele é vital para garantir a credibilidade das bolsas", a opinião é do consultor financeiro, Reinaldo Domingos. Assim como a maioria dos especialistas, Domingos está esperançoso de que o plano de resgate aos bancos sejá aprovado ainda esta semana. "Talvez não do jeito que deveria, mas vai sair", afirmou.

Hoje pela manhã, o presidente norte-americano, George W. Bush, afirmou que as condições da economia ficarão piores caso o Congresso norte-americano não aprove o plano de US$ 700 bilhões para evitar um colapso no sistema financeiro mundial.

Domingos diz acreditar também que a Bolsa de Valores volte a patamares razoáveis, mas o momento é de paciência. "Para quem já investiu em ações, agora o pior a fazer é sair. É preciso ter calma e tranquilidade, características necessárias para este tipo de investimento de médio e longo prazos", enfatiza.

Para o consultor financeiro, há um fator social importante que o investidor deve levar em conta antes de vender os papéis em um momento de turbulência como o que ocorre agora no mercado financeiro. "Se todo mundo sair da bolsa agora vai contribuir para o 'colapso'. É preciso ter consciência social, pois a quebra da bolsa afeta socialmente as organizações", ensina.

(Priscila Dadona - InvestNews)