Inflação é preocupante e estabilidade é fundamental

REUTERS

SÃO PAULO - A inflação continua em patamares preocupantes e o compromisso dos bancos centrais de estabilizar os preços é mais importante que nunca em momentos de incerteza, disseram os formuladores de política do Banco Central Europeu (BCE) nesta sexta-feira.

Durante uma conferência, o membro do conselho executivo Juergen Stark disse que a inflação continua alta de forma preocupante e o presidente do banco, Jean-Claude Trichet, afirmou que o organismo se mantém firme no foco da estabilidade dos preços.

- Faremos o que for necessário para obter a estabilidade dos preços - disse ele. - Instituições estáveis e estruturas firmes de política monetária são necessárias mais do que nunca em períodos de turbulência.

Stark disse que o BCE e outros bancos centrais enfrentaram choques sem precedentes nos últimos 13 meses, não apenas devido às tensões dos mercados, mas também em razão do aumento dos preços das commodities que ameaçaram a inflação.

- Não devemos ser complacentes, dados os desafios que continuam à frente - disse. - A inflação continua em níveis preocupantes e as tensões financeiras persistem.