BB quer maior participação em financiamento de veículos

SÃO PAULO, 5 de setembro de 2008 - O Banco do Brasil (BB) se associará ao banco sul-africano FirstRand Bank na criação de uma empresa privada que irá operar no mercado brasileiro de financiamento e leasing (arrendamento) de veículos. O nome da companhia ainda não está definido, mas a sede deverá ser instalada em São Paulo.

O diretor de Novos Negócios do BB, Paulo Rogério Caffarelli, disse que a instituição está aguardando somente autorização do Banco Central (BC) para dar seguimento ao projeto. A previsão é de que a empresa esteja funcionando já no primeiro semestre do próximo ano.

Desde 2006, o BB vem atuando na área de financiamento de veículos em âmbito interno, voltado para os clientes da instituição. Caffarelli avaliou que essa é "uma operação de bastante sucesso, que hoje está com uma carteira de R$ 5 bilhões".

Com a parceria com o FirstRand Bank, a expectativa é que, até 2016, o Banco do Brasil esteja entre os três maiores financiadores do país. Atualmente, a carteira de veículos do BB representa 3,5% do mercado e a meta é atingir um saldo de R$ 6 bilhões até dezembro.

Caffarelli disse que o projeto será voltado para pontos de vendas. Ele explicou que, apesar de o financiamento e o arrendamento de veículos serem destinados a clientes, "o negócio acontece mesmo é na concessionária". Daí o interesse de atuar junto a essas empresas.

A nova companhia deverá estar presente em todas as principais capitais brasileiras. Pelo acordo assinado com o FirstRand Bank, o BB vai deter a maior parte das ações: 73,5% do negócio. "O banco tem um papel fundamental na marca, na operacionalização disso. Nossas agências prestarão serviços para esse banco, por conta do financiamento".

As informações são da Agência Brasil.

(Redação - InvestNews)