Receita abre consulta ao quarto lote de restituições na segunda-feira

Agência Brasil

BRASÍLIA - A Receita Federal divulga na próxima segunda-feira, na internet, o quarto lote de restituição do Imposto de Renda deste ano. A consulta também poderá ser feita por telefone, no número 146. Nos dois casos é preciso informar o número do CPF.

Os valores e o total declarações do lote não foram divulgados porque a relação ainda está em elaboração. O contribuinte que tem direito a restituição poderá sacar o valor a partir do próximo dia 15.

Anualmente, a Receita Federal libera sete lotes regulares de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física, que são pagos no dia 15 de cada mês a partir de junho. A exceção é quando a data não cai em dia útil, ficando para a segunda-feira imediatamente posterior.

Neste ano, por exemplo, em novembro, o saque só será permitido no dia 17, pois o dia 15 é um sábado. O último lote está programado para dezembro. As declarações que caem em malha fina são liberadas em lotes residuais sem datas definidas.

Têm prioridade os contribuintes com mais de 60 anos e os que enviaram as informações no início do prazo pela internet, desde que tenham preenchido o documento corretamente.

Neste ano, foram entregues 24.207.213 declarações de Imposto de Renda Pessoa Física. Desse número, 23.907.213 foram entregues pela Internet. Outros 300.000 em formulário e pelos Correios.