Petrobras mantém participação no índice DJSI

SÃO PAULO, 4 de setembro de 2008 - Pelo terceiro ano consecutivo, a Petrobras conquistou o direito de participar da composição do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI), o mais importante índice mundial de sustentabilidade. Com a renovação, a companhia se consolida como uma das oito empresas brasileiras mais sustentáveis.

Para ser incluída no índice, que é usado como parâmetro para análise dos investidores social e ambientalmente responsáveis, são avaliados os desempenhos econômico, ambiental e social de mais de 2.500 empresas em 57 setores, em todo o mundo. Atualmente, 20 empresas mundiais de petróleo e gás integram o índice.

De acordo com os critérios de avaliação do índice, a Petrobras se destacou por sua transparência, gestão da marca, desempenho ambiental, biodiversidade, desenvolvimento de recursos humanos e cidadania corporativa, permitindo que sua pontuação total aumentasse de 70 em 2007 para 73 em 2008.

O crescimento da pontuação foi no critério "Dimensão Econômica", com grande destaque para o critério Exploração e Produção, que saltou de 21% para 75%. A permanência no índice demonstra o reconhecimento do empenho da Companhia, nos últimos anos, na área ambiental, na transparência de seus processos contábeis, de divulgação e em governança corporativa.

Os resultados desta revisão, que é realizada anualmente, influenciarão as decisões de gestores de ativos de um mercado mundial de investidores em empresas social e ambientalmente responsáveis. Atualmente, perto de US$ 6 bilhões estão investidos em fundos que se baseiam exclusivamente nas empresas pertencentes aos índices DJSI.

(Redação - InvestNews)