Europa volta à cena nesta sessão

SÃO PAULO, 4 de setembro de 2008 - A Europa volta à cena nesta quinta-feira com as decisões de política monetária do Banco da Inglaterra (BoE) e do Banco Central Europeu (BCE). Há pouco, o Ibovespa com vencimento em outubro registrava desvalorização de 0,36%, aos 54.000 pontos, nas negociações futuras da BM&FBovespa.

Ambas as projeções do mercado - manutenção das taxas básicas de juros em 5% pelo BoE e em 4,25% pelo BCE - foram confirmadas pelas entidades monetárias nesta manhã. Mais tarde, o presidente do BCE, Jean Claude Trichet, apresentará as razões da decisão. A crescente inflação e o recuo de 0,2% no Produto Interno Bruto (PIB), no segundo trimestre deste ano, demonstram que a região passa por uma forte desaceleração econômica.

Na agenda econômica norte-americana desta quinta-feira, estão previstas as divulgações do índice de produtividade e custos da mão-de-obra, atividade não-manufatureira (ISM Index, na sigla em inglês) e estoques semanais de petróleo e derivados.

Notícias sobre o setor financeiro norte-americano continuam centrando as atenções. O Mitsubishi UFJ Financial Group, maior banco em valor de mercado do Japão, negou que possui intenção em adquirir um grande volume de ações do Lehman Brothers, segundo afirmou uma reportagem publicada, ontem, pelo jornal britânico Times.

Ontem, a sessão confirmou a extensão dos problemas dos mercados internacionais a setembro. Até o momento, três quedas em três pregões no mês para o Índice Bovespa. "Desta vez, o setor industrial norte-americano apresentou indicador superior às expectativas, mas atuou isolado na tentativa de elevar os ânimos dos investidores, cercados de diversas referências desfavoráveis", segundo relatório da Coinvalores.

Na Ásia, a volatilidade predominou sobre a região, com a maioria das praças acionárias encerrando o dia em queda. A grande preocupação dos investidores é a desaceleração mundial da economia, principalmente após a divulgação de dados negativos na Europa e Japão.

(Vanessa Correia - InvestNews)