IPC pode atigir 0,40% em setembro, diz FIPE

SÃO PAULO, 3 de setembro de 2008 - A inflação na capital paulista medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe/USP) deve terminar este ano com alta de 6,4%. A estimativa foi anunciada hoje pelo coordenador do IPC, Antonio Comune. A previsão anterior era de inflação em torno de 6,35%.

A revisão considera uma pressão em setembro por parte de despesas com habitação, que deve subir puxado por reajuste das tarifas de água e telefonia. "A previsão para setembro é de inflação de 0,40%, com viés de baixa, isso porque as despesas com sanemento e telefone devem pesar no grupo habitação que vai continuar respondendo pela maior parte do IPC", explica.

Além disso, para Comune, de outubro a dezembro, a inflação na cidade de São Paulo deve repetir o comportamento observado em igual período de 2007, quando iniciou a elevação do preço de alimentos, principalmente por conta da demanda internacional e da cotação de commodities agrícolas no cenário externo. "Tudo indica que carnes e cereais devem pautar mais uma vez este aumento", aposta o economista.

(Vanessa Stecanella - InvestNews)