Autoridades da Coréia do Sul monitorarão a moeda local

SÃO PAULO, 27 de agosto de 2008 - As autoridades da Coréia do Sul anunciaram hoje que farão um monitoramento no mercado de câmbio local, em uma tentativa para deter a queda do won (moeda sul-coreana) frente ao dólar. O recuo da divisa foi qualificado como "preocupante" pelo governo do país asiático.

"A forte queda do won ante à moeda norte-americana preocupa, principalmente considerando o avanço da inflação. O governo vigiará os mercados", disse Choi Jong-ku, chefe do Escritório de Finanças Internacional do Ministério de Finanças da Coréia do Sul. "Tomaremos medidas urgentes caso seja necessário", acrescenta.

Os comentários de Choi Jong-ku foram feitos quando a divisa sul-coreana era negociada a 1.085,40 won por US$ 1. O valor é 4 wons maior em relação a sessão prévia, após atingir 1.090,00 won durante esta manhã.

A moeda sul-coreana atingiu ontem seu nível mais baixo em 45 meses frente ao dólar, encerrando o dia negociada a 1.089,40 won. Em 16 de novembro de 2004, o won fechou o dia cotado a 1.090,30 por cada unidade de dólar. No acumulado de 2008, a divisa sul-coreana registra desvalorização de 14% frente à moeda norte-americana.

(Redação - InvestNews)