REUTERS
LONDRES - Os mercados de ações europeus cediam nesta terça-feira, à medida em que as preocupações quanto à economia global e as perspectivas para o setor financeiro mantinham o clima de nervosismo entre investidores.
Às 7h39 (horário de Brasília), o principal índice europeu de ações, o FTSEurofirst 300, tinha queda de 0,8%, a 1.159 pontos. O índice perdeu 0,6% na segunda-feira, quando o mercado da Grã-Bretanha estava fechado, devido a um feriado nacional.
Duras condições de mercado foram ressaltadas por um relatório que mostrou que a confiança empresarial na Alemanha caiu mais que o esperado em agosto, puxada para baixo por uma forte deterioração nas expectativas de negócios das companhias.
Gastos mais fracos dos consumidores levaram a uma contração da economia alemã no segundo trimestre deste ano pela primeira vez desde 2004, e a disposição do consumidor deve se deteriorar ainda mais, mostraram outros dados divulgados nesta terça-feira.
O setor bancário era o que apresentava maiores perdas no FTSEurofirst 300, seguido pelo setor energético e de mineração, que acompanhavam os preços mais baixos de commodities.
As ações de mineradoras caíam, acompanhando uma retração no preço do cobre em Xanghai e outros metais, entre preocupações renovadas sobre a demanda chinesa e o crescimento da economia global.
A Xtrata cedia 3,71%, a Anglo American caía 4,07%, e da Antofagasta recuava 3,57%. O clima pessimista gerou uma queda de mais de 3% nas ações da Rio Tinto, apesar da empresa ter apresentado resultados melhores que o esperado com lucro recorrente subindo 55%.